A Enviprime foi uma das instigadoras do Sistema Nacional de Certificação Energética, com um considerável contributo no desenvolvimento da anterior legislação, ora participando nos grupos de trabalho, ora, posteriormente, actuando na implementação como agente do SCE, junto de proprietários e organizações.
Com a publicação do Decreto-Lei n.º 118/2013 de 20 de Agosto, foi aprovado o novo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), que faz a transposição para o direito nacional da Diretiva n.º 2010/31/EU e agrega num mesmo decreto os regulamentos afectos a habitação (REH) e a edifícios de comércio e serviços (RECS). Algumas das principais alterações à anterior legislação:
A Enviprime, com vasta experiência nesta actividade, dispõe de Peritos Qualificados e equipamentos, que lhe permitem continuar a disponibilizar os serviços de Avaliação e Certificação Energética.
Actua também no âmbito do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia – SGCIE - aplicável às instalações que no ano civil imediatamente anterior tenham tido um consumo energético superior a 500 toneladas equivalentes petróleo (500 tep/ano), sendo Entidade Reconhecida para a realização de auditorias energéticas, elaboração de planos de racionalização dos consumos de energia e de controlo da sua execução e progresso pela Direção -Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Complementarmente, a Enviprime possui reconhecido valor na implementação e auditoria de Sistemas de Gestão de Energia (SGE), com suporte na norma ISO 50001. A ISO 50001 estabelece critérios para a implementação, manutenção e melhoria de um SGE. O seu principal objetivo é permitir que as organizações estabeleçam os processos necessários à melhoria contínua do seu desempenho energético, contemplando:
Esta norma tem um elevado nível de compatibilidade com a ISO 9001 e com a ISO 14001, pelo que se poderá optar por integrar o SGE de acordo com a ISO 50001, com estes ou outros sistemas de gestão existentes. |
|||
|